quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A 'População Bonsai'

Muhammad Yunus, o pai do microcrédito, considera que a população pobre de uma sociedade constitui a ‘população bonsai’.



No vídeo aqui partilhado podemos escutar o professor a mencionar que os pobres são como árvores bonsai. Quando se semeia a melhor semente da árvore mais alta num vaso, obtemos uma réplica da árvore mais alta, com as características da original, mas com apenas alguns centímetros de altura, em tamanho miniatura. Não há nada de errado com a semente que se plantou, o solo no qual ela foi plantada é que não era o mais adequado para o seu desenvolvimento.
O mesmo acontece com os pobres. Eles não são sementes de má qualidade. A sociedade é que não lhes proporcionou as bases (terra, sol, nutrientes…) para crescerem e atingirem o seu potencial máximo.

Tudo o que é preciso para resgatar os pobres da situação de fragilização social em que se encontram é criar um ambiente propício, que impulsione o potencial que cada ser humano tem dentro de si. É precisamente este o papel que o microcrédito visa desempenhar nas sociedades de todo o mundo – conceder à ‘população bonsai’ os instrumentos fundamentais para estes poderem crescer plenamente e, dessa forma, abandonarem situações de vulnerabilidade social.

Deste modo, o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo e Microcrédito (GAEM) surge com a finalidade de proporcionar à ‘população bonsai’ uma terra fértil e os nutrientes necessários para estes construírem uma vida digna, não só para si, mas também para a sua família e para a sociedade, inclusive.


A incorporação da imagem de uma árvore bonsai no logótipo do GAEM procura simbolizar esta analogia entre os pobres e a árvore bonsai mas, sobretudo, transmitir a mensagem que a nossa missão é a de promover as condições e os instrumentos fundamentais necessários para que todos os que estejam numa situação socioeconómica vulnerável consigam superar esta condição desfavorável, por via do recurso ao microcrédito e da criação do próprio emprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário