sexta-feira, 18 de março de 2011

À conversa com pessoas que recorreram ao microcrédito para criarem o seu negócio

No presente mês reunimos com um conjunto de beneficiários do microcrédito no escritório da ANDC no Porto, com vista à dinamização de duas sessões de focus group, que tinham como objectivos principais a exploração, em profundidade, dos sentidos sociais que os diferentes clientes do programa microcrédito atribuem ao recurso a este benefício; a compreensão das formas como o acesso ao microcrédito alterou as condições de vida dos seus beneficiários; a recolha de informações que permitam produzir novo conhecimento e saberes, por via das atitudes, representações, opiniões e percepções dos membros do grupo, conduzindo a novas linhas de reflexão; a promoção da reflexão, auto-descobrimento e emancipação dos elementos do grupo, por via da partilha de pontos de vista e experiências.


Em ambos os momentos, estiveram presentes empreendedores que recorreram ao microcrédito para criarem o seu próprio emprego em distintas áreas de actividade (restauração, animação, arte e design, bijuteria, calçado, comércio e construção civil), com idades muito díspares (entre os 23 e os 50 anos) e também com diferentes níveis de escolaridade (desde o 1º ciclo do ensino básico a licenciaturas).

Estes dados mostram que o programa de microcrédito, promotor da inclusão social e autonomização de pessoas com dificuldades financeiras por via da iniciativa económica, se dirige a um público-alvo muito vasto e abarca uma pluralidade de áreas de negócio, desempenhando, por isso, um importante papel de incentivo ao empreendedorismo e de combate a situações de vulnerabilidade e fragilização social.

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